Curso Básico de Arteterapia

Curso Básico de Arteterapia

O que você precisa saber?

  • Apresentação

    A Arteterapia é o uso da arte para fins terapêuticos, por meio da expressão verbal e não verbal. A arte é considerada coadjuvante na terapia, de acordo com o objetivo é escolhido o tema e a técnica adequada a ser utilizada. A Arteterapia integra os conhecimentos advindos da Psicologia às atividades artísticas, trabalhando com o potencial terapêutico, pedagógico e de crescimento pessoal contido em todas as formas de Arte, utilizando-se de técnicas expressivas e vivenciais (desenho, pintura, colagem, modelagem, música, relaxamento, visualização criativa, entre outros) para facilitar o reconhecimento e desenvolvimento de potenciais, o tratamento do sofrimento psíquico, dinâmicas de grupo, etc. Existem também diversos materiais que auxiliam neste processo como papéis, colagens, lápis de cor, tintas, e outras infinitas formas, todas propiciam o surgimento de símbolos indispensáveis para que cada indivíduo entre para o alcance da compreensão simbólica.
    A técnica da construção em arteterapia pode ser realizada de forma livre, dirigidas, individualmente ou coletivamente, possibilitando assim a vivência com diversas situações, trabalhando a percepção e o despertar de valores. Algumas formas de se trabalhar na arteterapia: mandalas, molde do eu, representação do corpo, colagens, quatro elementos, expressão livre, representação de sonhos, confecção da própria máscara, utilização de símbolos, mosaico, modelagens em argila, pinturas com guache e aquarela, sendo que todos os trabalhos com objetivos de acordo com os participantes.
    É importante saber que não têm a ver com produzir belos trabalhos artísticos, não existe certo e errado, não existe feio e bonito, não acontece julgamento. Têm como objetivos promover o autoconhecimento; despertar o potencial criativo; aumentar a autoestima; trabalhar a autopercepção e percepção do outro; explorar conteúdos inconscientes; trabalhar com a imaginação e concentração; promover a integração, possibilitar a livre expressão do ser; desenvolver a capacidade de compartilhar emoções e sentimentos e atingir maior autoaceitação.
    A arteterapia tem papel auxiliar no tratamento de doenças psiquiátricas, pois se utiliza de recursos artísticos na busca de uma maior compreensão do indivíduo. Sua aplicação abrirá portas para o encontro da libertação emocional, e assim o indivíduo poderá manifestar seus sentimentos. O procedimento criativo envolvido na atividade artística de finalidade terapêutica é enriquecedor como meio de ferramenta nos atendimentos à criança, idoso, adolescência, dependentes químicos, entre outros.
    A arteterapia é uma técnica que funciona muito bem, fazendo com que o profissional que antes não sabia mais como alcançar um resultado satisfatório nos seus tratamentos, expande seus conhecimentos e consigam libertar o sofrimento que uma doença pode causar no paciente.

  • Público-Alvo

    Profissionais e estudantes das áreas de psicologia, pedagogia, enfermagem, assistência social, sociologia, medicina, terapias ocupacionais e outras.

  • Ministrante

    Priscilla Cardoso Jorge
    Naturóloga formada em Naturologia Aplicada – Universidade do Sul de Santa Catarina (Unisul)
    Pós-Graduanda em Acupuntura

  • Conteúdo Programático

    • Conceito: O que é Arteterapia?
    • Noções básicas de atendimento com arteterapia
    • As oficinas de arteterapia
    • Exercícios de arte para grupos
    • Objetivos terapêuticos de cada material
    • Trabalhando com grupos: idosos, crianças, adolescência, família, dependentes químicos, deficientes mentais, doenças psiquiátricas (depressão, esquizofrenia, etc)
    • Da teoria a prática terapêutica: a arte como ferramenta de trabalho
  • Formato

    Carga Horária: 20 horas/aula
    Local: Itajaí – Santa Catarina

    Horário:
    Sábado: 08h às 12h / 13h às 19h
    Domingo: 08h às 13h

Início das turmas:

  • Chapecó

    Consulte

    Final de semana

  • Itajaí

    01/09/2018

    Final de semana

  • Florianópolis

    Consulte

    Final de semana

Fale com a gente

Fazer pré-inscrição


© 2014 - Instituto Fisiomar - Todos Direitos Reservados.